sexta-feira, 14 de março de 2014

Renovar a história do Brasil, passo essencial para uma Educação de Qualidade


Por Myriam Andrea no Facebook.

Creio que contar a verdadeira história é um passo importantíssimo para uma educação de qualidade. A mentira só interessa aos que temem a verdade. As mentiras só interessam aos que construíram suas convicções sobre elas. As mentiras só satisfazem aos que desistiram de aprender, que ficaram estagnados.
Ao longo dos 21 anos de ditadura, os governos militares não só investiram na censura e na repressão/perseguição/aprisionamento/tortura/assassinato das vozes discordantes, das melhores cabeças e mentes mais criativas e ousadas; na aniquilação dos que tinham os ideais, projetos e propostas mais inteligentes, humanos e nobres para a sociedade, como se empenharam na alienação social, através da propaganda explícita ou subliminar, carregada de ufanismo nacionalista (quando menos tivemos do que nos orgulhar), do sucateamento da educação, já que impossibilitaram uma formação crítica, consciente e diversificada.
Nos porões se torturava e se roubava, hoje sabemos, mas, na época, nada podia vir a público, nada podia ser investigado. Esta era do medo e da mediocridade não termina exatamente em 85, já que só tivemos a primeira eleição direta para presidente (desde 1960!) em novembro de 89. E todos bem sabemos o quanto aquela campanha/eleição foi manipulada (há provas) pela Globo – empresa sem a menor credibilidade, que nasceu, cresceu e enriqueceu na ditadura, e anda doidinha para dar outro golpe.
A Mídia inventou Collor, que foi eleito pelos que consomem qualquer coisa que lhes seja empurrada pela Vênus Platinada; mídia mastigou, não digeriu, regurgitou Collor – para isso se utilizou dos caras pintadas.
Entrou Itamar, por apenas dois anos, o pai do Plano Real (de controle inflacionário), que ressuscitou o fusca/VW e saiu com a popularidade em alta, o que ajudou a eleger o “coiso” sociólogo.
Após esta fase conturbada, vem FHC, que quebrou o país três vezes, comprou sua reeleição, nada fez pela educação, saúde, moradia popular entre outras necessidades. Um completo desastre.
Nesse período, o Brasil foi barbaramente saqueado, mas, como na ditadura, também não se investigava nada. Não é à toa que o Procurador Geral da República da época ficou conhecido como Engavetador Geral da República. Mais de 100 bilhões desapareceram num passe de mágica. Privataria Tucana e escândalos inumeráveis. Nosso país continuava de quatro, cada vez mais endividado e desrespeitado pelo resto do mundo. A situação da população e sua autoestima, lá em baixo. Oito anos de tucanagem, terra arrasada.
Só em janeiro de 2003, com Lula, seguido por Dilma, 2011, o país e o povo começaram a ser cuidados. Depois de tirar o Brasil do buraco, Lula se dedica a acabar com a fome e tirar da miséria milhões de brasileiros (ignorados/explorados por décadas) e passa a investir, cada vez mais em educação, saúde, moradia, agricultura, infraestrutura (energia, portos, saneamento, água para quem tem sede) na criação de empregos.
A autoestima do povo, a imagem e a credibilidade do país, finalmente, em alta! E isso com a “grande” mídia metendo o pau no Governo, prometendo que o país iria falir, desde 2003.  A partir de 2008, com a maior crise mundial dos últimos 80 anos, o ocidente vindo abaixo, o PiG* exultante garante, todo ano, que o Partido dos Trabalhadores não vai vencer mais uma batalha e vence! Como? Não sei. Só posso reconhecer, admirar e apoiar.
E é sabotagem, mentira, boataria, difamação…ataques de tudo quanto é lado. E os oponentes são tão burros, cretinos, mesquinhos e vira-latas que torcem e agem contra o Brasil e os brasileiros, ao invés de fazerem oposição política, ideológica. Não têm argumentos, não apresentam propostas, só o que fazem é pensar em um jeito de tomar o poder de volta, o que já não conseguem no voto, mesmo que para isso tenham que fazer coisas impensáveis. E fazem toda essa acrobacia para, em alguns anos, colocarem abaixo o tanto que foi construído até agora, destruírem tudo que foi conquistado e nos mandarem de volta para o atraso.
A verdade precisa sim ser resgatada, especialmente num país em que, por décadas, ela esteve escondida, foi distorcida ou negligenciada. E o analfabetismo político (plantado na ditadura) ainda é tão grave em certos setores da sociedade que pessoas movidas a preconceito, sequer sabem o que é da alçada municipal, estadual e federal, para cobrar das pessoas e órgãos corretos o que está mal feito, o que está errado. Confundem até o público com o privado.
Enfim, escolas temos várias, principalmente nos últimos Governos que fizeram mais pela educação do que nos 500 anos de Brasil, mas, para termos educação de qualidade, também dependemos de renovar nossa história. Que o trabalho da Comissão da Verdade possa arejar as cabeças pensantes e mostrar a realidade e que nossa história seja desmistificada de uma vez por todas, para que os alunos de hoje possam saber e fazer mais pelo Brasil de amanhã.
*Partido da Imprensa Golpista

Fonte: http://www.ligiadeslandes.com.br/10/03/2014/renovar-a-historia-do-brasil-passo-essencial-para-uma-educacao-de-qualidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário